sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

As licitações e as boas oportunidades de negócios com a volatilidade do mercado



Em tempos de crise é sempre a mesma coisa. É a hora de conter gastos, reduzir despesas, explorar novos serviços, buscar novos parceiros, tentar ampliar a base de clientes, tudo de forma a manter a lucratividade, o bom funcionamento dos negócios e o pagamento das contas.

Cada um busca uma forma de ultrapassar os momentos de turbulência econômica e de manter seus negócios saudáveis.

E uma das alternativas que sempre merece destaque e que cada vez deve ser buscada pelo empresariado, é a participação em licitações públicas.

Pense bem: O Governo é uma espécie de empresa, mas com algumas características muito interessantes:
  • Nunca falirá, por pior que seja a administração;
  • Tem necessidades constantes;
  • Há certeza no pagamento e, ainda que seja necessário buscá-lo por vias judiciais, é mais fácil fazê-lo perante o Governo, que jamais sumirá;
  • Não há confusão patrimonial, sucessão de empresas e ocultação de sócios e patrimônio;
  • Não há dúvidas sobre a formatação do negócio, vez que oriunda de licitação pública;
  • Há oportunidades para todos aqueles que quiserem participar do certame público de licitação.
  • Ora, as oportunidades de negócio simplesmente surgem, dispensando necessidade de prospecção constante, e é preciso estar atento para conquistá-las, pois se você não estiver, alguém certamente estará.

    E no cenário econômico e político brasileiro atual, é possível cravar que chegou a vez das médias empresas no mercado de licitações públicas.

    O Governo vive uma crise política quase sem precedentes, as grandes empreiteiras que dominavam certos nichos de contratações públicas estão envolvidas em escândalos de corrupção e são investigadas, tendo ativos retidos pelo próprio governo, com baixa capacidade de investimentos em novos projetos. Enquanto isso, as micro e pequenas empresas simplesmente não têm capacidade para, sozinhas, captar negócios vultosos, alguns capazes inclusive de obrigá-las a saírem do regime a que possuem e passar a outra formatação societária.

    Diante disso, até por exclusão, se acreditarem que assim é mais fácil de assimilar a ideia que se pretende expor, é chegado o momento de as médias empresas entrarem com força no mercado de licitações e aproveitar as oportunidades que antes não tinham como disputar, ora por impossibilidade de competição com grandes conglomerados e parceiros públicos conhecidos, ora por não poderem se enquadrar nos benefícios legais que são dados por lei às micro e pequenas empresas que, inclusive, já possuem faixa de contratação exclusiva para elas (licitações de até 80 mil reais são exclusivas para micro ou pequena empresa).

    Perder oportunidades de negócios em tempos de dificuldade econômica pode significar não estar mais no mercado quando a bonança vier, pois é fatal: ela sempre vem, podendo demorar mais ou menos tempo para chegar, a depender de diversas variantes de cunho propriamente econômico e/ou político.

    Assim, é preciso que as médias empresas estejam prontas para esse momento propício para a realização de negócios com órgãos públicos, podendo cumprir à risca os mandamentos que a maioria dos especialistas em administração ou econômica indicam para as empresas poderem sobreviver em tempos de escassez.

    Até porque não se sabe até quando vai durar a crise atual, até que momento as grandes empresas estarão com suas atividades limitadas por conta das investigações em que estão envolvidas e também até que momento as próprias micro ou pequenas empresas não vão resolver ampliar suas atividades e seus ganhos, adentrando em campo próprio das médias.

    Como se vê, não só o universo econômico é volátil, o mercado de licitações também sofre influências de diversos tipos e pode ser alterado facilmente diante de um acontecimento econômico.

    Nos momentos de dificuldade econômica, de volatilidade dos negócios e do mercado, é preciso saber identificar oportunidades e, assim, talvez seja a hora de reproduzir uma das frases que mais tenho ouvido nos últimos dias: Em tempos de crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços...

    Autoria: Paulo Victor Barchi Losinskas - Sócio advogado no escritório Losinskas, Barchi Muniz Advogados Associados

    Fonte:http://lbmadvogados.jusbrasil.com.br/artigos/213365773/as-licitacoes-e-as-boas-oportunidades-de-negocios-com-a-volatilidade-do-mercado 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário